... é tempo de ter tempo para férias. Num tempo que se quer de intimidade e de encontro. Encontro connosco, mas também de encontro com os outros.
Há alguns dias foi notícia que um terço das fotografias de férias dos portugueses eram fotografias falsas. Foi uma notícia que passou despercebida mas que é grave, muito grave. Quantos de nós andamos a viver vidas falsas, ou a viver a vida dos outros, negando-nos a nós mesmos?
Consciente desta realidade decidi que não publicarei fotografias destas férias. Reservarei para o círculo familiar as imagens da mais de meia dúzia de cidades europeias que pude visitar este verão com a minha família, dos restaurantes onde pude partilhar a vida e a mesa com os que mais amo, das paisagens que me suspenderam a respiração. Reservarei para mim os abraços de Deus que recebi ao longo de mais de 5 000 km. Há coisas que são só nossas...
Ainda nestes dias enquanto percorria de bicicleta um troço do Caminho do Centenário com o meu filho P. fazia esta reflexão: o que queremos que sejam as nossas férias?
Ouso partilhar uma conversa do meu pai com uma das minhas sobrinhas e que expressa também o que são férias para mim. Uma das minhas sobrinhas dizia que gostava de estar em casa do avô, e o meu pai num francês muito débil explicou que aquela não é a casa do avô, mas a casa de família. Ela não entendeu o que é a casa de família e fez uma expressão de incompreensão, mas que foi alterando para sorriso à medida que ele foi explicando que era a casa de todos, dos avós, dos seus pais, dos tios, dos primos, onde todos têm lugar, onde todos podem voltar sempre que o coração assim o deseje porque a porta estará sempre aberta.
Férias também é este voltar. É partir para o desconhecido mas também voltar para os nossos portos de abrigo, aqueles lugares onde nos encontramos e onde nos restabelecemos para os novos desafios que a vida tem para nos oferecer...
Férias é este equilíbrio entre a descoberta e o descanso, a tal quietude onde o Senhor se revela e nos indica o caminho.
Amanhã voltarei ao trabalho, com o coração cheio, mas também com o desejo de poder voltar a ter férias no próximo mês!

Sem comentários:
Enviar um comentário